SOBRE
Nasci e cresci em Porto Alegre (RS) e, embora não more na cidade a muitos anos, ainda a visito com frequência!
Minha trajetória profissional se iniciou antes como pesquisadora do que como psicóloga, visto que já no segundo semestre do curso de psicologia tive a oportunidade de trabalhar como bolsista de iniciação científica (... e assim foi até o final do curso).
A época, a curiosidade me moveu! Fiz um trabalho de observação comportamental sobre a capacidade de inteligência e comunicação de bebês. Fui a uma creche e fiquei a observar e interagir com uma bebê de 8 meses. Foi fascinante a capacidade de imitação da bebê e sua busca por interagir comigo, primeiramente muito séria e depois na forma de brincadeiras.
Foram 60 minutos de observação, mas saí de lá cheia de perguntas sobre como as nossas capacidades de comunicação, inteligência e de nos colocarmos no ponto de vista do outro se desenvolveriam (desenvolvimento típico); porque e quando essas capacidades não funcionam direito (desenvolvimento atípico, psicopatologia); o que faz um individuo entender o outro a partir de sua própria experiência e como ele suspende essa experiência para entender alguém totalmente diferente de si mesmo? (processo psicoterapêutico).
Tais perguntas nortearam toda a minha formação enquanto psicóloga e neurocientista, pois daí escolhi a formação em terapias cognitivas, já que na atuação do terapeuta, a observação e a intervenção contemplam a tríada mente-cérebro-comportamento, a comunicação direta, a empatia e a resolução de problemas.
Todos os projetos de pesquisa que me envolvi, desde a faculdade até os estágios de pós-doutoramento, visavam investigar como cérebro-mente-comportamento interagem produzindo nossas capacidades de comunicação, empatia e teoria da mente.
Nesse processo de pesquisar e estudar, trabalhei com profissionais diversos, supervisores que admiro, bem como interagi com um número infindável de voluntários de pesquisa (os quais agradeço sua disponibilidade imensamente) em entrevistas, aplicação de testes e observações, assim como pacientes que depositaram sua confiança no meu trabalho e suporte.
Tais experiências me possibilitaram um desenvolvimento pessoal feliz e inesperado, muito profícuo que utilizo para prover um ambiente seguro e acolhedor as pessoas em sofrimento ou em busca de autoconhecimento que me procuram na psicoterapia e/ou avaliação neuropsicológica.
Resumo da minha formação: sou psicóloga e neurocientista , com mestrado em psicologia (UFRGS - Porto Alegre), cujo tema foi Teoria da Mente na vida diária de adultos jovens com diagnóstico de transtorno do espectro do Autismo (TEA), e doutorado em Teoria Médica (RWTH Aachen University- Alemanha), com ênfase em neuroimagem (fmri) – Mentalizing and Gesture Imitation: an FMRI study (Teoria da Mente e Imitação de Gestos: um estudo em FMRI).
Tenho formação em Psicoterapias Cognitivas e estágio de pós-doutorado em saúde e espiritualidade (2 anos junto a RWTH Aachen University, neurociências e espiritualidade; 3 anos junto a UFJF – Juiz de Fora, espiritualidade e saúde).